Direto da Bienal – Debate Mundo Cristão (02)

Aconteceu ontem à noite (22 de agosto) na Bienal o 2º debate realizado pela editora Mundo Cristão, o tema era Fé e Descrença, título do livro da autora Ruth Tucker. Mediado pelo jornalista Sérgio Pavarini, as falas foram pela ordem de apresentação, sendo pastor Ricardo Gondim, teólogo católico dr. Jung Mo Sung da Universidade Metodista e o filósofo Luiz Felipe Pondé da PUC. Cerca de 200 pessoas estão presentes no auditório, o evento foi transmitido ao vivo com áudio e imagem pelo site da editora Mundo Cristão, além de diversos blogueiros que realizaram a cobertura do debate.

 

Segue fotos que realizei ontem no evento, com frases dita pelos debatedores.

 

Bastidores [off]: Debatedores e mediador antes do início do evento

 

 

Dr. Jung Mo Sung explanou sua idéia acerca do tema, lançando frases do tipo: “Quem não tem dúvida, não sabe o que é ter fé”. “Cristianismo não é religião do mistério”. “Fé tem a ver com prática e não com cognição”

 

Filósofo Luiz Felipe Pondé da PUC iniciou seu debate apresentando suas credenciais de ateu afirmando: “Eu sou filósofo, Não sou cristão, não tenho problemas de fé nem problemas de dúvidas” a certa altura de sua fala afirmou: “Deus é o melhor conceito que a filosofia já criou”.

  

Sérgio Pavarini mediando o debate, e ao mesmo tempo online de seu Pavilion HP atualizando o Twitter com frases lançadas pelo debatedores. No início do debate sentado a mesa com um pastor, um católico e um ateu, Pavarini pediu a proteção de Jeová, Maria e Marx !!

 

Filosófo Luiz Felipe Pondé continua em sua argumentação: “O Deus de Israel não gosta de covardes e nisso a concordância com Nietzsche”. “A teologia moderna e contemporânea acabam ajudando a um certo ateísmo, sem perceber que o faça, para eu me preocupar com o bem eu não preciso ser religioso para eu me preocupar com a justiça, eu não preciso acreditar ou ter fé em Deus”.

 

 

Ao encerrar o evento, Ricardo Gondim concede uma entrevista a equipe do programa Zona da Reforma. Gondim que em sua fala no debate citou Rubem Alves sobre o conceito do protestantismo da reta doutrina. Toda a fala de Gondim poderá ser lida em seu site.

 

 

6 respostas para “Direto da Bienal – Debate Mundo Cristão (02)”

  1. Eu estava no debate, foi muito legal e gostei do formado, onde cada um colocou suas posições; achai que o Pastor Ricardo Gondim fez uma participação brilhante, muito academico e com uma posição firme sobre Fé e Descrença, titulo do livro em Debate.
    Espero que a Mundo Crista continue com este tipo e evento, para que pessoas como Pastor Ricardo Gondim, mostre as ideias dos verdadeiros Protestantes Cristão.
    Parabens! Alex por está cobertura, você já faz parte deste movimento que quer um Igreja melhor e mais participante no nosso meio.
    Graça e Paz.

  2. Muitas vezes eu não sei o caminho,por isso paro e espero pelas placas indicativas
    Outras vezes corro atras para escutar algum barulho alguma dica quase nunca escuto
    O mundo e silencioso
    Não sei se Deus está calado ou se e ele grita e nós é que estamos surdos.Só sei que tenho fé,acredito como quem lê um poema e espero como quem ouve uma música
    para mim descrer não é uma opção,afinal estamos vivos e é só.

Deixe um comentário