CLADE V – Costa Rica

Costa Rica - CLADE VTive o privilégio de estar na cidade de San José, capital da Costa Rica para participar do CLADE V – Congresso Latino Americano de Evangelização, convocado e organizado pela Fraternidade Teológica Latino-Americana.  A delegação Brasileira esteve presente composta por 49 pessoas de diversas igrejas: Batista, Luterana, Quadrangular, Metodista, Presbiteriana, Congregacional e Assembleia de Deus, de todos, os presbiterianos eram em maior número, 21 no total.

Foto: Lissânder Dias
Parte da delegação Brasileira em CLADE V. Foto: Lissânder Dias da revista Ultimato.

Estive como membro da FTL e jornalista enviado pela revista Cristianismo Hoje. Realizei uma reportagem e uma entrevista com a Ruth Padilla, secretária geral da Fraternidade Teológica Latino Americana. Abaixo a algumas fotos de nossa passagem por lá e o link para a leitura da reportagem e da entrevista que realizei.

Foto: Alex Fajardo
A noite de abertura foi denominada de Para Recordar. Um bate-papo entre os fundadores da FTL e seus mais antigos membros. Participaram relembrando os CLADE’s anteriores Mervin Breneman, Pedro Arana, Juan Stam, René Padilla, Sidney Rooy, Samuel Escobar e o brasileiro Valdir Steuernagel.
Carlinhos Veiga foi um dos brasileiros que compôs a parte artística musical no CLADE
Carlinhos Veiga foi um dos brasileiros que compôs a parte artística musical no CLADE V
Apresentação da FTL setor Brasil  no CLADE V em Costa Rica. Na plataforma Robinson Jacintho , Clemir Fernandes Silva e Yokimi Yuaça
Apresentação da FTL setor Brasil no CLADE V em Costa Rica. Na plataforma Robinson Jacintho , Clemir Fernandes Silva e Yokimi Yuaça

Abaixo o texto publicado na Revista Cristianismo Hoje e o link para a entrevista que realizei com a Ruth Padilla. 

Entrevista com Ruth Padilla
Entrevista com Ruth Padilla para a revista Cristianismo Hoje

CLADE V reúne 800 participantes em Costa Rica

A quinta edição do Congresso Latino Americano de Evangelização ocorreu na América Central com participação de 50 brasileiros.

                No momento em que esta edição da Cristianismo Hoje é fechada, esta ocorrendo o CLADE V – Congresso Latino Americano de Evangelização, convocado e organizado pela Fraternidade Teológica Latino-Americana. Entre os dias 9 e 13 de julho na cidade de San José, capital da Costa Rica. Este Congresso é o quinto a se realizar no intuito de pensar uma teologia e missão no contexto latino americano. Os outros congressos ocorreram na Colômbia, Bogotá, 1969; no Peru, Lima, 1979; e os dois últimos em Quito, capital do Equador nos anos de 1992 e 2000.

O Tema do encontro foi Sigamos a Jesus no seu Reino de Vida. Guia-nos, Santo Espírito! O V Congresso Latino-Americano de Evangelização se propôs a ser um processo de reflexão teológica e celebração da missão de Deus no contexto latino-americano. Foi um momento de comunhão entre os cerca de 800 participantes de diversos países da América Latina. O brasileiro Jorge Henrique Barro da cidade de Londrina-PR, atual presidente da FTL continental, realizou a abertura do congresso, relembrando a história da Fraternidade e suas quatro décadas.

O Tema foi trabalhado em três eixos centrais: O primeiro eixo: Sigamos a Jesus tratou da necessidade de aprender a segui-lo, a encarnar um compromisso por meio de um discipulado integral; o segundo Reino de Vida procurou contrapor o contexto latino-americano carregado de expressões de morte, pois o Reino de Deus é reino de vida. Terceiro, Guia-nos, Santo Espírito! expressou por meio de súplica, sendo um clamor, uma confissão que foi realizada dentro de contexto contrapondo a expressão triunfalista de muitos evangélicos pelo crescimento numérico e ascensão ao poder, em detrimento de um discipulado inspirado pelo Espírito Santo de Deus.

A noite de abertura foi denominada de Para Recordar. Um bate-papo entre os fundadores da FTL e seus mais antigos membros. Participaram relembrando os CLADE’s anteriores Mervin Breneman, Pedro Arana, Juan Stam, René Padilla, Sidney Rooy, Samuel Escobar e Valdir Steuernagel.

Com cerca de 50 pessoas, a delegação brasileira participou no encontro, tendo em sua composição uma diversidade de irmãos das cinco regiões do país e de igrejas e confissões diferentes. Todos alinhados com a Missão Integral e sua difusão no Brasil. Valdir Steuernagel, coordenador da Aliança Evangélica Brasileira e um dos principais nomes da difusão da Missão Integral esteve na plataforma afirmando que CLADE V não se trata de um evento apenas. “CLADE não quer ser apenas um evento, mas uma plataforma de diálogo entre igrejas, ministérios, redes e movimentos cristãos na América Latina, Caribe e no mundo.” 

A pedagogia do evento se estruturou em 18 oficinas temáticas e grupos espalhados por diversas mesas para reflexão teológica em conjunto. Diversos desafios foram apresentados e questões a serem trabalhadas nestes próximos anos. Os principais temas discutidos nas oficinas foram os jovens como protagonistas de uma transformação da sociedade por meio dos valores do reino de Deus. Questão indígena e de imigrantes latinos para países europeus e para os EUA também estiveram na agenda do debate. Sexualidade, economia, pobreza, educação, sustentabilidade e alternativas missionárias para o contexto urbano foram temas debatidos nas oficinas espalhadas pelo local do Congresso.

Apenas o tempo dirá se a semente lançada no CLADE V germinará abundantemente com muitos frutos ou será lembrado apenas como um evento na agenda teológica latino americana. Porém ao que tudo indica, teremos reverberação e articulações pelos países afora. Aguardemos.

Seminário Nazareno de Las Américas. Local onde uma parte dos brasileiros ficaram hospedados.
Seminário Nazareno de Las Américas. Local onde uma parte dos brasileiros ficaram hospedados para o CLADE V.
Anúncios

2 comentários

  1. Tenho grande admiração por todo esse movimento incrível da Igreja envolvendo teologia e sua prática diária. A Bíblia em prática na vida dos cristãos em meio á um mundo mau.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s