Evangélicos e Política – 1998

1998 - Leonel Brizola, Caio Fabio, Lula e Garotinho

Recordando: corria o ano de 1998, era agosto daquele ano eleitoral e a edição número 33 da revista Vinde trazia na capa dois “candidatos evangélicos”: Francisco Rossi para governador de São Paulo e Garotinho para governador do Rio de Janeiro. Havia um programa chamado Vinde TV Especial Debate, que ia ao ar todas as quintas-feiras na TV Vinde as 22:00hs apresentado por Caio Fabio e pela jornalista Carla Rodrigues. Neste dia na foto realizada no programa, os convidados foram Luiz Inácio Lula da Silva, (candidato pela terceira vez a presidente) acompanhado por Leonel Brizola que apoiava Garotinho para governador do RJ.  Na legenda da foto onde escaneei a revista, ironicamente dizia que o quarteto na Vinde TV era jogo aberto. Caio Fabio em 2006 contou partes deste dia neste texto em seu site, onde fala do falso Dossiê Cayman e diz que quer distância disso, que nunca havia se envolvido com nada de natureza político partidária, que os políticos queriam grudar, pois como diz o próprio Caio no texto, “eu tinha o “status” de ser o líder evangélico respeitado por todos no País.”

O Fotógrafo Aldridge Neto registrou a história. Alguém poderia prever 12 anos depois? Leonel Brizola faleceu em 2004, deve estar em algum local pós morte (sabe lá Deus onde), tentando organizar um PDT e impor o Brizolismo em regiões desconhecidas. Garotinho, continua um garotinho, se elegeu governador do Rio em 1998 e tentou ampliar o berço e ser presidente da República em 2002, atualmente pode ser o deputado federal mais votado no RJ. Em 2002 Lula conseguiu se eleger presidente do Brasil pela primeira vez. Em 1998, Caio Fabio pastor presbiteriano, foi fundador da Vinde e AEVB, entidades que ferviam na época, atualmente Caio mora em Brasília, centro político deste Brasil varonil, e lidera um movimento cristão alternativo denominado Caminho da Graça.   Mesmo sem o “status de líder evangélico respeitado por todos no País”, Caio entrevistou a senadora Marina Silva em seu programa de TV na net e declarou voto nela. Como estarão todos daqui há 12 anos, em 2022? Só Deus sabe ! Ou melhor, dependendo do ponto de vista teológico, nem Deus saberá.

Anúncios

8 comentários

  1. O texto do Alex não é apenas bem elaborado e imparcial, nos fazendo refletir sobre assuntos e momentos importantes da história dos evangélicos neste país. A história não mente nem se corrompe pela incontinência daqueles que a fez pequena diante das mentiras impressas por gente desonesta como esses cidadãos.
    É lamentável que essa nação tenha memóia curta para questões que define o que é moral e imoral nesse governo.

  2. Olá amigão.
    esse texto e essa foto me deram saudades de uma época na minha vida, uma época que eu acompanahava Caio Fabio, o Brisa e o Lula!!
    um abraço amigo.
    PS; por onde voce anda?

  3. Manão, tudo bem?

    Cara, há algum tempo atrás conversei com o pastor Ricardo Quadros Gouvêa via email (ele usava um do bol). Ele se dispôs a se encontrar comigo para um bate-papo, contudo não pude me deslocar e ir ao seu encontro.

    Daqui uns dias estarei em Sampa, quero ver se ele tem a mesma disponibilidade em me encontrar. Você sabe se ele ainda usa o e-mail do Bol?

    Se tiver os contatos dele, por favor me passe.

    Pensei que você pudesse ter porque eu lia aquele blog no qual você colocava as resenhas dos cultos em que o pastor Ricardo ministrava.

    Pode me enviar no betoramosjr@yahoo.com.br

    Abraços fraternos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s