Reunião inaugural do núcleo FTL – Campinas

Prof. Dr. Ricardo Gouvêa “o Cristianismo é muito mais radical que o socialismo, o socialismo é fichinha perto do Cristianismo.”

Na manhã de 24 de abril na cidade de Campinas, um grupo de cerca de 25 pessoas se reuniram para participar do início das atividades do núcleo da FTL – Fraternidade Teológica LatinoAmericana. A Reunião de inauguração do núcleo, aconteceu nas dependências do Seminário Presbiteriano do Sul, um dos seminários mais antigos no Brasil e o principal na formação de teólogos e pastores da presbiteriana.

O Prof. Dr. Ricardo Quadros Gouvêa foi o convidado para apresentar uma palestra sobre a Teologia da Missão Integral. O Prof. Dr. João Cesário Leonel Ferreira apresentou uma reação e em seguida os presentes fizeram perguntas, havendo ampla troca de idéias sobre o tema. O sociólogo Paul Freston também esteve na reunião. O organizador do encontro foi o secretário nacional da FTL, Wilson Costa.

Ricardo Gouvêa reforçou a idéia de sempre repensar a teologia que nunca pode ser engessada, em suas palavras “Teologia é construto teórico humano.  Tentativas humanas de capturar o sentido da revelação de Deus. Nos precisamos refazer constantemente teologia. A idéia de uma teologia perene, uma teologia que se estabelece definitivamente é uma idolatria. Porque é a perenizarão de algo humano, por isso precisamos estar sempre com um olho na bíblia e outro na missão, repensando a teologia. Precisamos mais de teologia, mas de um tipo diferente de teologia, uma teologia melhor, que é uma teologia transdisciplinar. Uma teologia que receba diferentes perspectivas de todas as ciências. A teologia tem um objeto de estudo que é Deus, e sua relação entre Deus e o homem. Não podemos ler a bíblia somente a partir das lentes doutrinárias, temos que ter novas e frescas leituras da bíblia, sem utilizar um único par de lentes para ler as escrituras, mas relativizar as lentes, para que o texto possa ser absolutizado, não podemos absolutizar as lentes”

Sobre política partidária e Missão Integral, Ricardo Gouvêa deixou claro que: “Não estamos falando de política partidária, sei que devemos discutir política e teoria política, mas esquerda e direita são termos ultrapassados, acredito que não se trata de tentar descobrir qual linha política, se são os verdes, se é a terceira via de Anthony Giddens, ou qual o pensamento político que mais se aproxima da visão cristã, não é isso ! O Cristão tem que ser critico de todas as posturas e pensamentos políticos, socialismo por exemplo, tem muita gente que pensa e que faz teologia, que pensa que ser cristão é combater a iniciativa e o liberalismo econômico e adotar o socialismo, na minha opinião isto é um equivoco. Porque o Cristianismo é muito mais radical que o socialismo, o socialismo é fichinha perto do Cristianismo. Devemos deixar de lado a idéia que existe um tipo de teoria política que é cristã ou mais cristã do que outras, acho que Hélder Câmara deu o exemplo quando ele falou assim, `eu sou cristão, e isso basta!`”

O texto foi disponibilizado publicamente pelo autor. Leia aqui

Prof. Dr. João Cesário Leonel apresentou as reações a fala de Ricardo Gouvêa

Pessoas de diversas cidades da região estiveram presentes na reuni

Leia + sobre a FTL

Anúncios

4 Respostas para “Reunião inaugural do núcleo FTL – Campinas

  1. Pingback: Núcleo da FTL de São Paulo realiza encontro na Assembléia Legislativa | Blog Alex Fajardo

  2. Pingback: Núcleo da FTL de São Paulo realiza encontro na Assembléia Legislativa | Blog Alex Fajardo

  3. Pingback: Missão Integral: Um Convite à Reflexão | Blog Alex Fajardo

  4. Pingback: O que eles estão falando da Igreja | Blog Alex Fajardo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s