
Ricardo Gondim, que em 2009 defendeu sua dissertação de mestrado na Universidade Metodista de São Paulo, se transformou em livro, com o título: Missão Integral: em busca de uma identidade evangélica. O livro foi apresentado e debatido em um encontro da FTL – Fraternidade Teológica LatinoAmericana no núcleo São Paulo, o debate de idéias ocorreu no dia 07 de abril no auditório do seminário Servo de Cristo na vila Marina, centro da cidade de São Paulo.
Gondim explanou sua obra para os presentes, e participaram da mesa para as reações ao livro, Ed René Kivitz e Ziel Machado, ambos membros da FTL e participantes do núcleo São Paulo.
O teor do debate foi resumido em uma reportagem no site da FTL que escreveu que: A partir dos pressupostos do livro de Gondim, três importantes temas foram discutidos. Primeiro, se a Teologia da Missão Integral está limitada à América Latina tão somente. Ziel lembrou que hoje a Missão Integral já está presente no continente africano e sul da Ásia, além da América Latina. Depois, debruçou-se sobre a questão do quanto essa Teologia alcança o chamado simples evangélico, das igrejas em geral. Neste aspecto há sinais de avanço, mas a percepção de que há um caminho maior a ser percorrido. Os obstáculos para maiores avanços provavelmente se devem à hipótese seguinte do trabalho de Gondim. Por terceiro, os painelistas debruçaram-se sobre a hipótese de que a Teologia da Missão Integral da Igreja não conseguiu romper com suas raízes teológicas fundamentalistas. A força do milenarismo na teologia fundamentalista foi apontada como grande barreira para uma teologia que desemboque em transformação histórica. Fato este também enfatizado por Ed René.
Fotos: Alex Fajardo
Leia + sobre a FTL
Teologia Aberta, Integral… eles são jovens ainda, um dia encontrarão o que estão buscando.