Missiologia – Histórico da Missão Integral

Fabricio Cunha traçou na lousa o caminho histórico da evangelização protestante mundial nos últimos 100 anos, com ênfase na Missão Integral

Na noite do dia 24 de fevereiro, ocorreu na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, uma aula especial sobre Missão Integral, na disciplina de Missiologia. Fabricio Cunha foi convidado para realizar a aula sobre a história da Missão Integral na América Latina. Fabricio que atualmente realiza pesquisas sobre o tema para o seu mestrado que esta em andamento em Ciências da Religião na Universidade Metodista de São Paulo, explanou por cerca de uma hora o assunto que certamente daria para ser discutido durante um semestre em sala de aula, tamanho seu contexto, história e relevância na caminhada de grupos do protestantismo latino-americano.

Fabricio ampliou o tema, iniciando a história através dos primeiros congressos sobre evangelização no início do século XX, onde explicou o contexto mundial dos congressos de 1900 em Nova York nos EUA e 1910 em Edimburgo na Escócia. Viajando pela história da missões no mundo e suas vertentes, chegou em Lausanne 1974, e os encontros do CLADE na América Latina a partir de 1969. A aula prosseguiu aterrisando em solo brasileiro e explicando seus desdobramentos a partir do Congresso Nacional de Evangelização (CNE) em 1983.

O Tema que se manteve desconhecido nas últimas décadas por alunos, e restrito a alguns círculos de pensadores da primeira geração pós Lausanne I, vem arrebatando cada vez mais Seminários e Faculdades de Teologia de diversos locais do Brasil que estão incluindo cada vez mais a temática da Missão Integral como disciplina a ser estudada e debatida em suas salas de aula.


Anúncios

2 Respostas para “Missiologia – Histórico da Missão Integral

  1. Brother Alex,

    parabéns pelo seu blog e por suas 100 mil visitas. Tá quase passando o pavarine! risos!!!

  2. Parabéns pelo blog, meu irmão!

    O missão integral tem sido um importante assunfo de estudo e reflexão. Infelizmente, a igreja não está sendo relevante em nosso país. Estamos pensando em nós mesmos. Estamos preocupados com crescimento numérico, “faturamento”, estruturas… não estamos amando!
    Precisamos repensar nossa posição como servos de Deus e lembrar que nossa missão nao é apenas “ganhar almas”, mas buscar o Reino de Deus e a sua justiça!!
    Deixo aqui um blog de um trabalho que temos no município de Itaguaí/RJ. Aqui, temos travado uma guerra contra a corrupção e miséria que prevalecem na cidade. Através deste trabalho, temos tentado crescer como servos de Deus, viver a missão e fazer a diferença na terra onde vivemos.
    http://www.blogpalavradopastor.blogspot.com
    Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s