Eclesiocom 2009 – 4ª edição

Jornalista Roldão Arruda do jornal Estado de S. Paulo ao microfone, acompanhados pelos professores doutores Fernando Altemeyer, Leonildo Silveira Campos e Magali do Nascimento Cunha

Aconteceu em 24 de novembro na Universidade Metodista de São Paulo, a 4ª edição do Eclesiocom (Conferência Brasileira de Comunicação Eclesial), promovido pela Cátedra UNESCO/METODISTA de Comunicação e Desenvolvimento Regional, com o apoio das Faculdades de Comunicação e de Teologia. O Tema trabalhado este ano foi: Igrejas na imprensa: o noticiário sobre religião em foco.

Pela Manhã houve um painel com apresentações de nomes ligados a área de estudos da religião e cobertura da grande mídia. A Primeira apresentação foi do padre, prof. dr. Fernando Altemeyer, da PUC-SP que fez uma análise da presença da Igreja Católica na internet, passando também pelos tradicionais meios de comunicação que são o rádio e a TV. Em seguida o prof. dr. Leonildo Silveira Campos do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Metodista realizou uma apresentação de como a mídia impressa trata a religião, mais específico as igrejas protestantes e pentecostais. Mostrando recortes de jornais da década de 60 e da extinta revista Realidade. Por fim a apresentação foi do jornalista Roldão Arruda do Estado de São Paulo que realizou coberturas sobre religião por mais de 10 anos, onde falou da dificuldade de emplacar nos grandes jornais matérias cotidianas sobre o assunto.

Prof. dr. Leonildo Silveira Campos explica como a imprensa trata os evangélicos

No período da tarde, houve diversas apresentações de trabalhos por pesquisadores da área, que enfocaram o relacionamento da imprensa e meios de comunicação com diversos grupos religiosos. Este blogueiro que vos escreve também realizou uma apresentação na condição de aluno de mestrado em Ciências da Religião em conjunto com seu irmão Maxwell Fajardo (também aluno do curso) sobre evangélicos, rádio e política. Todos os trabalhos podem ser acessados e lidos neste link da Cátedra UNESCO/METODISTA.

A coordenação geral do Eclesiocom é realizada pelo prof. dr. José Marques de Mello, diretor-titular da Cátedra, na organização do evento esteve a profa. dra. Magali do Nascimento Cunha, da Faculdade de Teologia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Metodista. Também presente e auxiliando esteve a profa. ms. Ana Claudia Braun Endo que foi responsável pela organização do evento nos anos anteriores.

Prof. dr. José Marques de Mello explica sobre a Cátedra UNESCO. No período da tarde foi dividido em apresentações de trabalhos científicos coordenados pelas professoras . Magali do Nascimento Cunha e Ana Claudia Braun Endo

Leia +

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s