
Em setembro aconteceu uma série de encontros na IBAB organizado pela equipe de jovens cujo a temática foi utopia. O Encontro ocorreu aos nas noites de sábado. Onde respectivamente falaram Fabricio Cunha, Ziel Machado e Ariovaldo Ramos. Diferente da religião, a utopia cristã esta no horizonte, cada vez mais que eu me aproximo dela, mais ela se afasta de mim. Por mais que eu caminhe, eu nunca alcançarei, entretanto ela é meu norte, o meu caminhar.
Todas as mensagens foram transmitidas ao vivo via internet e podem ser assistidas neste link aqui. Fotos do primeiro dia do encontro podem ser conferidas aqui.

Fabricio Cunha falou sobre a utopia cristã, o cristianismo como superação da religião. Iniciou sua fala explicando sociologicamente o conceito de utopia, ideologia e religião. Trabalhou alguns conceitos no quesito da solidariedade, para entendermos em que nível estamos no relacionamento com nosso próximo, citou o teólogo Ronald Sider “temos que Viver de forma simples, para que alguns simplesmente vivam”. Afirmou a diferenciação de reputação e de caráter no Reino de Deus, pois reputação é aquilo que as pessoas pensam acerca de você, e caráter é o que você realmente é , por isso Jesus enfatizar sobre o quarto secreto, você e Deus, pois ali esta o apenas seu caráter diante de Deus, e é este caráter iluminado por Deus que tem que prevalecer para a expansão utópica do cristianismo.
Ziel Machado falou sobre uma geração relevante ser possível e expos sobre a fala de Jesus em João 15 a videira verdadeira e nossa permanência no amor de Cristo, pois sem essa base, não é possível se ter uma geração relevante.
Ariovaldo Ramos trabalhou no tema que um mundo melhor é possível e para isso explanou seu conceito sobre a Ética da manutenção. Trabalhou sobre as questões de nossa fé para entendermos se um mundo melhor é possível ou não.


Utopia Cristã:
Cada pessoa mais parecida com Cristo
Cada relação mais parecida com a trindade
Cada sociedade mais parecida com o Reino de Deus
Igreja: Projeto
“O Estado supera as contradições” Hegel
“O Estado é palco das contradições” Marx
“A Utopia cristã supera as contradições, mas a igreja é o palco de todas elas.” Fabrício Cunha

Leia +
Já Vi este Filme! no final da decada de 70, quando fazia parte de um grupo de jovem na Igreja Catolica, eventos reunindo jovens , pedindo luta,transformação , o que se via era infiltração de ideias comunistas no meio da Igreja, as fotos acima só encontrei nos paineis um Cristão, os outros são só homens que tiveram ideias e mobilizaram pessoas; acho que o jovem realmente precisa de transformação e ela só vem quando ele vive um verdadeiro cristianismo, outras ideias não leva a lugar nenhum, só destroe.
Meu irmão cuidado, a minha transformação só aconteceu quando Eu conheci Jesus como salvador de minha vida, minha utopia hoje é ser Cristão, pq quando eu só ouvia falar de Cristo, também abria meus ouvidos a outras idéias.
Edelcio, se sua utopia hoje é ser cristão, torne-a realidade e seja, pois o apelo do post e do evento não é este. E sim:
Cada pessoa mais parecida com Cristo
Cada relação mais parecida com a trindade
Cada sociedade mais parecida com o Reino de Deus
Esta é a utopia de quem já é cristão, pois é o inalcançável buscado incessantemente.
As fotos nos painéis não simbolizam apologia mas mostra que muitos tiveram suas utopias e morreram por elas, e nós não deveriamos fazer menos por Jesus.
Graça e Paz
Uma pena eu não poder ir no evento, deve ter sido muito edificante.
Caro irmão em Cristo Carlos, Jesus não veio para julgar e sim para salvar, porque me julgas? sem mem me conhece, só postei um comentario, no qual tive um experiência no passado, e só comentei pq não gostei das fotos como exemplo. e ainda continuo acho que a igreja é soberana para caminhar sozinha sem interferência de ideias mundanas.
Paz do Nosso Senhor Jesus.
Edelcio, “não julgais para que não sejais julgados” 🙂
Apesar de que meu comentário nao foi um julgamento, vc afirmou que sua “utopia hoje é ser Cristão”. Eu apenas disse para torna-la (a utopia) realidade.