Por falta de utopia, o jovem se corrompe

Ambiente do evento personalizado sobre o tema

Ambiente do evento personalizado sobre o tema

Em setembro aconteceu uma série de encontros na IBAB organizado pela equipe de jovens cujo a temática foi utopia. O Encontro ocorreu aos nas noites de sábado.  Onde respectivamente falaram Fabricio Cunha, Ziel Machado e Ariovaldo Ramos.  Diferente da religião, a utopia cristã esta no horizonte, cada vez mais que eu me aproximo dela, mais ela se afasta de mim.  Por mais que eu caminhe, eu nunca alcançarei, entretanto ela é meu norte, o meu caminhar.

Todas as mensagens foram transmitidas ao vivo via internet e podem ser assistidas neste link aqui.  Fotos do primeiro dia do encontro podem ser conferidas aqui.

"Utopia é algo comunitariamente bom para todo mundo " Fabricio Cunha

"Utopia é algo comunitariamente bom para todo mundo " Fabricio Cunha

Fabricio Cunha falou sobre a utopia cristã, o cristianismo como superação da religião. Iniciou sua fala explicando sociologicamente o conceito de utopia, ideologia e religião. Trabalhou alguns conceitos no quesito da solidariedade, para entendermos em que nível estamos no relacionamento com nosso próximo, citou o teólogo Ronald Sider “temos que Viver de forma simples, para que alguns simplesmente vivam”.  Afirmou a diferenciação de reputação e de caráter no Reino de Deus, pois reputação é aquilo que as pessoas pensam acerca de você, e caráter é o que você realmente é , por isso Jesus enfatizar sobre o quarto secreto, você e Deus, pois ali esta o apenas seu caráter diante de Deus, e é este caráter iluminado por Deus que tem que prevalecer para a expansão utópica do cristianismo.

Ziel Machado falou sobre uma geração relevante ser possível e expos sobre a fala de Jesus em  João 15 a videira verdadeira e nossa permanência no amor de Cristo, pois sem essa base, não é possível se ter uma geração relevante.

Ariovaldo Ramos trabalhou no tema que um mundo melhor é possível e para isso explanou seu conceito sobre a Ética da manutenção.  Trabalhou sobre as questões de nossa fé para entendermos se um mundo melhor é possível ou não.

Ziel Machado falou sobre uma geração relevante ser possível ou não.

Ziel Machado falou sobre uma geração relevante ser possível ou não.

Ariovaldo Ramos explanou seu conceito sobre a Ética da manutenção

Ariovaldo Ramos explanou seu conceito sobre a Ética da manutenção para um mundo melhor possível

Utopia Cristã:

Cada pessoa mais parecida com Cristo

Cada relação mais parecida com a trindade

Cada sociedade mais parecida com o Reino de Deus

Igreja: Projeto

O Estado supera as contradições” Hegel

“O Estado é palco das contradições” Marx

“A Utopia cristã supera as contradições, mas a igreja é o palco de todas elas.” Fabrício Cunha

Tema de cada dia na parede

Tema de cada dia na parede

Leia +

7 Respostas para “Por falta de utopia, o jovem se corrompe

  1. Já Vi este Filme! no final da decada de 70, quando fazia parte de um grupo de jovem na Igreja Catolica, eventos reunindo jovens , pedindo luta,transformação , o que se via era infiltração de ideias comunistas no meio da Igreja, as fotos acima só encontrei nos paineis um Cristão, os outros são só homens que tiveram ideias e mobilizaram pessoas; acho que o jovem realmente precisa de transformação e ela só vem quando ele vive um verdadeiro cristianismo, outras ideias não leva a lugar nenhum, só destroe.
    Meu irmão cuidado, a minha transformação só aconteceu quando Eu conheci Jesus como salvador de minha vida, minha utopia hoje é ser Cristão, pq quando eu só ouvia falar de Cristo, também abria meus ouvidos a outras idéias.

  2. Edelcio, se sua utopia hoje é ser cristão, torne-a realidade e seja, pois o apelo do post e do evento não é este. E sim:

    Cada pessoa mais parecida com Cristo

    Cada relação mais parecida com a trindade

    Cada sociedade mais parecida com o Reino de Deus

    Esta é a utopia de quem já é cristão, pois é o inalcançável buscado incessantemente.

    As fotos nos painéis não simbolizam apologia mas mostra que muitos tiveram suas utopias e morreram por elas, e nós não deveriamos fazer menos por Jesus.

    Graça e Paz

    Uma pena eu não poder ir no evento, deve ter sido muito edificante.

  3. Pingback: A Gruta do Lou » Blog Archive » Uma utopia compulsória

  4. Caro irmão em Cristo Carlos, Jesus não veio para julgar e sim para salvar, porque me julgas? sem mem me conhece, só postei um comentario, no qual tive um experiência no passado, e só comentei pq não gostei das fotos como exemplo. e ainda continuo acho que a igreja é soberana para caminhar sozinha sem interferência de ideias mundanas.
    Paz do Nosso Senhor Jesus.

  5. Edelcio, “não julgais para que não sejais julgados” 🙂

    Apesar de que meu comentário nao foi um julgamento, vc afirmou que sua “utopia hoje é ser Cristão”. Eu apenas disse para torna-la (a utopia) realidade.

  6. Pingback: Juventude relevante é possível ! | Blog Alex Fajardo

  7. Pingback: A Gruta » Uma utopia compulsória

Deixe um comentário

