1º Colóquio Antonio Gouvêa Mendonça

Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos palestrou sobre a vida e obra de seu amigo pessoal prof. Antonio Gouvêa Mendonça
Prof. Dr. Leonildo Silveira Campos palestrou sobre a vida e obra de seu amigo pessoal prof. Antonio Gouvêa Mendonça

Dia 14 de setembro, aconteceu no auditório João Calvino nas dependências da Universidade Presbiteriana Mackenzie o 1º Colóquio Antonio Gouvêa Mendonça de Ciências da Religião – organizado pelo programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade.

A primeira apresentação do dia foi realizada pelo Dr. Leonildo Silveira Campos, professor do programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista, onde apresentou um histórico da vida e obra do professor Antonio Gouvêa Mendonça que faleceu em outubro de 2007 aos 85 anos. Na época o prof. Leonildo escreveu o seguinte texto sobre Mendonça:

“O Prof. Mendonça se tornou conhecido nos meios acadêmicos por seus estudos em Sociologia do Protestantismo e História Social, e também nos meios ecumênicos, dentro e fora do Brasil. Foi um dos iniciadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo, no final dos anos 70, onde por mais de 20 anos foi professor. Ao lado dos professores Prócoro Velásques Filho, Jaci Maraschin, Etienne Higuet, Julio Santana, o professor Mendonça foi um dos pioneiros.

Após receber o título de “Professor Emérito” (2002) na Universidade Metodista de São Paulo, Mendonça foi trabalhar no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seu mais conhecido livro “O celeste porvir: a inserção do Protestantismo no Brasil”, teve duas edições esgotadas em português. A primeira edição foi lançada em 1984 pela Paulinas, a segunda pela Pendão Real – ASTE. Mendonça era ministro da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, denominação da qual era membro desde a sua infância.

O seu falecimento deixa um vazio entre todos os que estudam cientificamente o fenômeno religioso no Brasil e se esforçam pelo convivío pacífico entre as religiões e diálogo inter-religioso.” via site da Universidade Metodista.

Após a apresentação houve a formação da primeira mesa debatedora, com o prof. Dr. Arnaldo Érico Huff Júnior (Mackezie) como mediador. Participantes desta primeira mesa foram os doutores Antônio Máspoli de Araújo Gomes (Mackenzie), Dário Paulo Barrera Rivera (Metodista) e Leonildo Silveira Campos (Metodista) todos debatedores foram orientados em suas teses de doutorado pelo prof. Antonio Gouvêa Mendonça.

No período da tarde houve a duas conferências, sendo a 1ª apresentação realizada pelo prof. Dr. Luís Henrique Dreher do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. A 2ª apresentação foi feita pelo prof. Dr. Frank Usarski do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC de São Paulo. Ao final houve uma mesa debatedora mediada pelo prof. Dr. Carlos Ribeiro Caldas Filho (coordenador do programa de Ciências da Religião do Mackenzie) com a participação do prof. Dr. Ricardo Quadros Gouvêa (Mackenzie) como argüidor dos palestrantes do período da tarde.

1ª mesa debatedora foi realizada com os orientados no doutorado pelo prof. Mendonça
A 1ª mesa debatedora foi realizada com os orientados no doutorado pelo prof. Mendonça
A 2ª mesa debatedora teve o prof. Dr. Ricardo Quadros Gouvêa como arguidor dos palestrantes
A 2ª mesa debatedora teve o prof. Dr. Ricardo Quadros Gouvêa como arguidor dos palestrantes da PUC-SP e da UFJF
Anúncios

8 comentários

  1. Sempre que, de alguna forma, o nome de meu pai é lembrado, as saudades batem e o meu coração se enche de alegria pela vida de meu pai e , por vocação, professor por toda a vida.Grato a todos que promoveram este coloquio.

    • Saludos, amigos brasileños, desde México. Me complace decirles que fui amigo de don Antonio gracias al correo-e. Fue una persona extraordinaria y generosa. Tuvimos un magnífico intercambio. Sabía que había un sitio web con sus textos, pero creo que ya no existe. ¿Quién podría ayudarme a conseguir los textos que aparecían allí? He traducido algunos al español. Acaso es contigo, Eduardo. Con saludos fraternos.

    • Rev. Prof. Dr. Antonio Gouveia de Mendonça, meu mestre e diretor do Seminário Teológico Presbiteriano Independente, nos anos de 1977 e 1978.
      Que privilégio ser seu aluno de Filosofia e Sociologia. Que saudade!

      • Lembro-me de como se referia nas aulas, com carinho e estima, aos seus colegas da USP, Professores Doutores Cruz Costa e Florestan Fernandes.
        Estou sempre me lembrando por ser telespectador da TVBrasil, com o jornalista Florestan Fernandes Junior. Se Deus me permitir, pretendo dedicar meu singelo artigo de conclusão de curso de Validação de Creditos em Teologia pela EST da Universidade Mackenzie, ‘a sua memória saudosa.

  2. Fui por 16 anos seu genrro, o que aprendi com este SENHOR, são sabedorias com dimensões infinitas, pois isso pertence a pessoas como ele o maior e melhor personagem que conheci, fica aqui depois de muito tempo a minha vontade de dizer foi um dos maiores prezeres de minha vida ter conhecido e viver alguns anos ao seu lado sempre aprendendo com ele sua esposa Elisa….
    Beijos eternos

  3. Rev. Antonio Gouvea Mendonça, foi a melhor pessoa que conheci em minha vida, hoje estou com 62 anos, convivi com ele dos meus 25 anos ate os meus 45 anos, depois me afastei por motivos que não vem ao caso. Pesquei varias vezes com ele no rio Jacare em Brotas, tinha muitas estorias para contar era muito amado pela sua familia e por muitos amigos. Considero Antonio Gouvea Mendonça, um homem, mas um homem de bem quando falo sobre ele me emociono, é uma emoção muito boa, porque era um homem simples e todos o respeitavam e o escutavam com muita atenção, alem de ser um Pastor, gostava de esportes, era São Paulino roxo, gostava de Basquete e Formala 1, gostava muito do Airton Sena e amava a sua esposa Dna Elisa….. que mais tenho a dizer era um ser humano que foi enviado por Deus que viveu e deixou mauitas saudades…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s