Depois de passar o sábado na casa de um big amigo meu na cidade de São Carlos (fotos aqui), faziam 6 anos que não nos víamos. É sempre muito bom rever antigos amigos, no domingo pela manhã, embarquei na rodoviária de São Carlos rumo a Campinas onde fui visitar e conhecer a Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera. O Boletim da comunidade informa que ali é um espaço onde a vida com Deus se manifesta de forma:
Acolhedora: Assim como a primavera se caracteriza pelas flores, a amizade e a simpatia são marcas da ação do Evangelho em nós, incentivando outros a um relacionamento com Deus.
Criativa: Assim como na primavera a vida se renova, somos uma comunidade cristã que vive e transmite as antigas verdades do Evangelho através de formas criativas e contemporâneas.
Transformadora: Assim como na primavera o poder da vida se faz visível, experimentamos constantemente o toque da graça de Deus nos transformando como indivíduos, famílias e comunidade.
A boa recepção e acolhimento que tive, começou durante a semana quando recebi um telefonema da secretaria da igreja, em resposta a um e-mail meu que enviei para a igreja sobre como chegar ao local. Encontrei-me com a minha amiga de Mogi Mirim, e fomos da Rodoviária para o local indicado com o mapa impresso do site da igreja.
A igreja é criativa e por isso usa a tecnologia a seu favor, toda high tech e multimídia a liturgia é realizada e visível para todos em um dos dois telões reproduzindo a imagem do datashow. Em nenhum momento tive que abrir a bíblia (ou melhor, ligar o palm), pois todo versículo citado era reproduzido no telão, igualmente as letras de todos os cânticos. A liturgia seguiu praticamente uma liturgia presbiteriana tradicional, (será que vale ressaltar que sou membro de uma igreja Presbiteriana faz 11 anos?) com direito até a oração de confissão de pecados. Mas toda essa tecnologia, em nenhum momento tirou a beleza da verdade e a verdade da beleza que é a adoração e reflexão durante o culto.
Como é feito na IBAB, as pregações também são em séries, e a atual série é “Lidando com esqueletos no armário”, onde se estuda sobre os graves problemas enfrentados pela igreja de Corinto. Até música para o tema da série foi composta. O problema/tema neste dia era sobre litígio, e a como recurso multimídia, no inicio da pregação foi apresentado em vídeo depoimentos de advogados e um juiz membro da igreja que falaram sobre o assunto no mundo jurídico, e em seguida o pastor Renato Camargo prosseguiu com a palestra. Neste mês o pastor Ricardo Agreste esta de férias e em viagem participando de uma conferência de Plantação de Igreja em Santiago no Chile. Alias como toda a igreja é multimídia, o site da igreja não poderia ser diferente, além do áudio das palestras, você pode assistir ao vídeo gravado e baixar os slides utilizados na mensagem. Acesse o site aqui.
Com a mania de leitura, adquiri o lançamento do livro do Ricardo Agreste, Revisão de Vida, que já estou lendo esta semana.
Oi Alex! A CPCP, a IBAB e a Comunidade Presbiteriana da Barra da Tijuca tem, hoje, líderes com a visão de formação espiritual de que precisamos no Brasil. Vale a pena ouvi-los.
http://www.renovare.org.br
ola como vao trabalho com ribeirinhos dna amazonia. conheci o site atraves de um comentario que o rev. Ronaldo lidoria fez sobre a sua igreja, bem gostaria de receber mais informaçoes, ou suas palestras.
Deus abençoe vcs.
ola, trabalho como missionario com comunidades ribeirinhas, gostaria de manter contato com vcs, e receber noticias e ate mesmo estudos fiquem com Deus.
A Paz do Senhor…sera que algum irmão teria esta serie: Esqueletos no armario para me enviar, gostaria muito de ouvir, ja me indicaram varias vezes e não consigo achar na internet … Deus abençoe, muito obrigada,
Mapa para chegar
Estou precisando muito de oração. Estou passando muita luta, financeira e emocional.sempre as pessoas gostam de me caluniar e humilhar as vezes a própria familia. Me ajudem. Eu só com a minha filha de 14 anos.