Generosa Ortodoxia, último exemplar !!

 

Terminei no feriado de quinta-feira de ler o livro O Obstinado amor de Deus do Brennan Manning. Como eu sou obstinado por livros, e não tinha nenhum para ler, tinha que ir atrás de outro e como emendei o feriado, na sexta acordei com a idéia de adquirir  Ortodoxia Generosa de Brian Mclaren, como nunca tinha lido nada dele, resolvi começar por esse, pois além do título parecer interessante, vários motivos me levaram a escolher esse, inclusive uma indicação do Paulo Brabo no Bacia das almas.

 

Pois bem, levantei cedo (nem tão cedo 08:30h) para cumprir minha missão, pegaria o trem de Perus até a Barra Funda, de lá pegaria o metro até a praça da Sé e iria visitar a Meca dos evangélicos, a rua Conde de Sarzedas. Onde mais eu poderia encontrar este livro a não ser ali? Engano meu !! Loja após loja, entrei em praticamente todas as livrarias, galerias, procurando pelo livro.

 

Imagine que existem lojas de todos os tipos, com o mais variado mundo da literatura evangélica, mas ninguém conhecia ou tinha ouvido falar do tal livro Ortodoxia Generosa, ou do Brian Mclaren. O que chegou mais perto queria que eu levasse o livro Ortodoxia do Chesterton pois disse que era sobre o mesmo assunto pois o título era quase igual.Quanta frustração!! Mas esse do Chesterton eu já li esse ano. Quando perguntei pela Editora Palavra, apenas dois disseram que conheciam, e um disse que estava em falta mais já tinha feito a encomenda porem estava aguardando ainda.

 

No final de minha caminhada nesta rua cheguei a conclusão que Brian Mclaren não fosse evangélico, (aliás o livro fala disso né)pois não encontrei na tal rua dos evangélicos, mas é obvio !! Quanta inocência minha. O movimento da igreja emergente foi expulso da rua dos evangélico, ou melhor, essa idéia ainda nem chegou lá. Não derrotado segui para o lado da igreja da Sé, onde existe uma rua próximo de livraria católicas, pensei que eles me salvariam desta vez. Ledo engano, apenas na Vozes o vendedor disse que tinha no catálogo, mas não conseguiu encontrar no estoque.

 

Isso já era quase meio-dia, quase fracassado, andei rumo ao viaduto Jacareí e desconsolado, subi a pé a rua da Consolação até a avenida Paulista, saberia que tinha que encontrar o livro em uma das maiores livrarias da cidade, a livraria Cultura dentro do Conjunto Nacional na Paulista. Eu poderia passar o dia todo lá dentro, dá até raiva entrar naquela livraria de tão gigante e aconchegante. Como sou teimoso, não perguntei para a vendedora, fui direto a prateleira de religião e cristianismo e comecei minha busca. Até o livro Paul Anderson, Conspiração Bonsai ( que eu penei pra encontar também na época, tive que ir na editora para comprar) eu encontrei lá na Cultura, mas não estava encontrando nada do Brian. Perguntei a vendedora que fez uma pesquisa no computador e disse que tinha apenas um exemplar na loja, ela procurou e achou. Meu sorriso foi indisfarçável. R$ 39,00 pelo último exemplar do livro naquela livraria gigante. Enfim, essa foi minha saga para adquirir Ortodoxia Generosa, já comecei ler ontem mesmo e deixo aqui um trecho da introdução do livro escrito na página 28.

 

“ .. tenho percebido que minha mais profunda paixão não é pelo povo da igreja: sempre foi por aqueles que estão fora dela. Quero dar a essas pessoas as boas-vindas, ajuda-las a se tornarem partes de nossa vida e missão. Entretanto tenho me sentido como uma motorista de ambulância levando pessoas feridas ao hospital no qual há uma epidemia se espalhando entre os pacientes, médicos e enfermeiras. Você tenta ajudar o hospital a controlar a epidemia para que possam voltar a ajudar novamente as pessoas a se curarem.”

 

Esta é apenas a introdução, que me convida a desligar o micro e ir ler os próximos capítulos com os títulos: Por que sou evangélico, Por que sou pós-protestante, Por que sou bíblico, Por que sou liberal/conservador, Por que sou fundamentalista/calvinista, Por que sou metodista, Por que sou católico, Por que sou verde, Por que sou depressivo-mas-esperançoso, Por que sou emergente, Por que sou não-acabado.

  

 

 

Anúncios

6 comentários

  1. Alex

    Gostei de sua narrativa em busca do livro do Mclaren. Se você tivesse me falado eu poderia ter te poupado o tempo perdido na Conde de Sarzedas. A Razão principal por esse livro não se encontrar por lá é a ausência absoluta de clientes para ele. Creio que além de você, ninguém mais o procurará lá.
    Daqui a pouco não poderei mais ler nada em seu blog, que está legal, mas com uma letra muito pequena para velhinhos como eu. Abraço.

  2. A pedido do Lou, aumentei o tamanho da fonte, agora padronizei o Verdana 10. (não poderia perde um dos meus leitores favoritos)

  3. É… Conspiração Bonsai te deu muito trabalho!!! Até um deixar “a motorista” no trânsito pra ir fazer pipi!!! rsrsrs
    Vc e a caça aos livros!
    Boa leitura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s