Oração da serenidade

 

Acabei de assistir o filme Instinto Secreto com Kevin Costner, Demi Moore e William Hurt. A estória é de um homem exemplar na comunidade, rico empresário, bom marido e pai de família, entretanto guarda um terrível segredo: é também um assassino em série. O que me chamou atenção foi a oração feita pelo assassino para se livrar de sua patologia. Fui pesquisar a oração é ela e muito usada pela Associação dos Alcoólicos Anônimos. No filme o assassino freqüenta um grupo de ajuda mútua de viciados. Fui pesquisar a origem da prece e a autoria mais indicada é do teólogo americano Reinhold Niebuhr (1892-1971). A parte mais conhecida da oração é seu primeiro parágrafo. Segue a oração completa.

 

“Senhor, conceda-me a serenidade
para aceitar aquilo que não posso mudar,
a coragem para mudar o que me for possível
e a sabedoria para saber discernir entre as duas.
Vivendo um dia de cada vez,
apreciando um momento de cada vez,
recebendo as dificuldades como um caminho para paz,
aceitando este mundo cheio de pecados como ele é,
assim como fez Jesus, e não como gostaria que ele fosse;
Confiando que o Senhor fará tudo dar certo
se eu me entregar à Sua vontade;
Pois assim poderei ser razoavelmente feliz
nesta vida e supremamente feliz na outra.”


Amém!

 

12 Respostas para “Oração da serenidade

  1. Já recitei essa oração muitas vezes e pequei outras tantas depois de fazê-lo.

  2. Eu tinha que dar esperança para o pessoal que passa por aqui. e agora Lou, vc revelou o segredo de que ela não funciona !! .. pensando bem, no filme também não funcionou rss..

  3. Alex uma curiosidade, este filme é Pirata ou original?
    Eu ainda não assisti, mas vou procurar por ai para asistir fiquei curioso.

  4. de quem era mesmo esse filme?

  5. E AI VEIO BELE? LIGA PARA MIM.FUIII LIGAR NO TRAMPO.

  6. existem algumas mudanças que ele faz na oração durante o filme,

    ele cita “Senhor, conceda-me a serenidade
    para aceitar aquilo que não posso mudar,
    a coragem para enfrentar esse mundo cruel, e etc

    tentei achar oq ele fala totalmente, mais nao consegui,

    abraços !

  7. Amigos, mas esta prece é clara, vc não pede para mudar totalmente, mas para aceitar o que vc não pode mudar e mudar o que vc pode somente. E como cada um de nós tem um vício. Eu não sou diferente, o meu é de transar com garotas de programas, desta dos classificados de jornal e não vou recitar esta pra deixar o vício, mas para aceitar isto e com isto ser feliz nesta vida e na outra. Amém! Rs rs rs

  8. Pede-se serenidade, coragem e sabedori!
    Mas não basta pedir, é preciso QUERER mudar e fazer por isso!!!!
    Paz.

  9. vlw, era o q estava procurando!!!!!

    muito intuitiva essa oraçao! cabe muito bem com minha vida!

    vlw

  10. Meus queridos,
    Oração não é “reza”. Oração é a expressão mais profunda de nossa alma
    diante do Deus Criador! Concordo com a Mari quando diz que” não basta
    pedir, é preciso QUERER mudar e fazer força para que essa mudança
    ocorra”. QUEM PEDE CHUVA, TEM QUE LEVAR O GUARDA CHUVA!!!!!

  11. Pingback: Famosas Órações Cristãs (Coletanea) |

Deixe uma resposta

