Moro nesta cidade, mas ela não mora em mim

 

Na torre do prédio do Banespa, em 2005

 

Neste sábado estive no encontro de jovens da IBAB. Os encontros dos jovens são temáticos a cada mês, e neste de maio o tema é: “O ano do planeta terra: A casa de todos nós”. Neste encontro a reflexão veio através do pastor dos jovens, o Fabrício Cunha que trouxe luz ao tema: “Jardim, um projeto de Deus”.

 

Mas o que eu queria dizer é que lá pelas tantas na hora da reflexão, ele estava fazendo contrapontos entre a cidade e o jardim criado por Deus, quando ele, que morava também no interior (São José dos Campos), e agora mora nesta grande metrópole de pedra disse que mora aqui com um lema: “Vivo em São Paulo, mas São Paulo não vive em mim”, isso para não ser contaminado com o stress, dissabores, desigualdades, poluições de tudo que é tipo e como esta cidade tem o poder de deixar nossa alma cinzenta.  Essa frase me piscou uma luz na mente.

 

Eu que nasci e passei minha infância nessa cidade, morei em Itápolis no interior do estado, consegui entender através dessa frase, o que sempre vivi, ou tento viver, nesses últimos onze anos que voltei a morar em São Paulo. Estou vivendo nesta cidade, mas não vou deixar me contaminar por ela. Como o Fabrício orou no final, + ou – com essas palavras “Que nosso coração não se torne o cinza desta cidade, mas que deixemos Deus que é o agricultor, cultivar flores e alegrias em nossos corações” assim seja também minha oração para que nós que vivemos nessa correria desta cidade, deixemos que Deus seja o jardineiro em nossas vidas.

 

2 comentários

  1. Cara, fiquei preocupado com seus comentarios sobre São Paulo, o argumento que Ela e uma cidade de pedra, uma cidade sem coração…. etc. Me deixou preocupado, pois Eu nasci em São Paulo, cresci, trabalhei e trabalho hj em Perus,um bairro desta metropole; me acustumei com tudo e com todos, nunca sai para morar em outros lugares, só para passear, mas não consigo ver São Paulo neste angulo que você colocou, será que talvez é porque nunca morei em outro lugar? Terra da garoa, do Frio, das oportunidades, onde você pode escolher o que fazer. Eu falo moro nesta cidade, e esta cidade mora em mim, com sua violência, sua selvageria, mas com muitos precisando de Jesus. Jesus para São Paulo, São Paulo para Jesus, e eu vivendo nesta terra boa.

Deixe um comentário

