Suhett, o bispo do amor retorna ao seu 1º amor

 

 

Meu amigo Fabio Fino diz que eu tenho um gosto musical estranho e esquisito, segundo ele como alguém pode gostar do grupo Elo, Vencedores por Cristo, Janires / Rebanhão e Sérgio Pimenta e ao mesmo tempo gostar das músicas do conjunto Voz da Verdade e também de um tal de Renato Suhett. A resposta mais ácida que eu poderia dizer é o ditado popular que diz que “gosto musical é igual pescoço, cada um tem o seu”. Mas ainda vou arriscar a responder em poucas palavras, minha adolescência foi ouvindo essas peças, mesmo que o Fabio insista que Suhett e Voz da Verdade sejam os bregas da musica cristã. Seus hits fizeram e ainda fazem sucesso em alguns guetos evangélicos.

 

Entretanto gostaria de falar de Renato Suhett, que no inicio da década de 90 era abaixo do Edir Macedo, a figura mais importante dentro da Igreja Universal do Reino de Deus. Era conhecido como o bispo do amor. Suhett foi o fundador da Line Records, o primeiro álbum desta gravadora foi dele próprio que na época estourou nas rádios com sua principal música título do LP Tantos Caminhos (foto da contra-capa abaixo). Naquela época ele até gravou uma versão da música Hotel Califórnia, com o nome de A Resposta em seu segundo LP (foto acima) chamado Última Lágrima.  Ele saiu da Igreja Universal, viveu um tempo nos EUA e de volta ao Brasil gravou um álbum pela gravadora MK Publicitá e depois criou a “Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo” e nos últimos tempos fez uma mistura de dito evangelho com práticas esotéricas e mudou o nome da igreja para “1º Igreja Evangélica Esotérica do Senhor Jesus Cristo”. 

Sobre antes de ele abrir a igreja, Caio Fabio tinha contato com ele e respondendo uma carta sobre a igreja Esotérica, Caio disse assim em seu site:

Eu só ouvia as histórias dos exageros…

Então 98 caiu sobre mim como uma montanha de fogo!

Fiquei dois anos fora. Mas quando voltei ele estava atrás de mim; e foi muito grato, amigo, e solidário. E me procurou algumas vezes; sendo que numa delas fui fazer um lanche na casa dele; que a essa altura era vizinha da minha num condomínio em Itaipu-Niterói.

Entretanto, mais por culpa minha, não pude continuar a encontrar com ele. Até que perdemos o contato. Faz um mês, todavia, que alguém me disse algo acerca do que ele havia feito com a “igreja dele”; e mais: que ele havia se tornado também um funkeiro de estilo, e que estava fazendo shows na noite. Mas o que chamou a atenção da pessoa é que ele parecia meio surtado.

Ouvi, me entristeci por ele, orei, e pedi a Deus que lhe trouxesse de volta à sensatez!

Portanto, o que tenho a dizer é uma só coisa:

Quem não tem fundamento na Palavra do Evangelho, fica assim, à mercê de todos os ventos de doutrina, de toda invenção, e aberto para todo sincretismo.

Assim, o pobre Renato, saiu de um alçapão e abriu para si uma gaiola!”

A resposta completa pode ser vista nesta carta resposta no site do Caio

Independente de suas atitudes teológicas estranhas, seja na igreja Universal ou em sua igreja esotérica, eu sempre gostei de suas músicas melancólicas e as de batidas e arranjos com sua guitarra. Cerca de uns dois ou três anos atrás conheci uma pessoa que freqüentava uma loja maçônica e quando ele ficou sabendo que eu gostava das músicas do Suhett, ele disse que ia comentar com ele, pois Suhett estava freqüentando as reuniões da loja, qual não foi minha surpresa e alegria que da outra vez que encontrei este amigo, ele me entregou o novo CD do Renato Suhett que tinha enviado para mim, ao saber que eu gostava de suas músicas.

 

Enfim, mas o que me faz escrever agora sobre ele? Esta semana consegui adquirir um cartão de 2 gigas para o palmtop e neste feriado de 1º de maio estava eu em casa baixando vídeos do Youtube para assistir no Palm, quando fiz uma pesquisa sobre o nome do Renato Suhett para ver se novos vídeos musicais estavam disponíveis na net, eis a minha surpresa quando encontro dois vídeos de testemunhos dizendo que “Renato Suhett fechou a sua igreja e volta para a Igreja Universal” no vídeo gravado no templo do Brás, onde o próprio Renato “dominava” há mais de uma década atrás, ele esta agora sendo entrevistado pelo bispo Romualdo, em que diz que se arrepende de ter saído da Igreja Universal, diz que o bispo Macedo sempre o considerou um filho e ainda disse que para os que saíram da Universal por causa dele, que voltem para a casa, igual fez ele. Uma entrevista pode ser lida aqui e os vídeos aqui.

 

Bom, para fechar esse post, não creio que ele volte como bispo ou consiga chegar perto do posto que ocupava antes na Igreja Universal, aliás ele mesmo diz que esta apenas assistindo os cultos e quer apenas a salvação, gosta de estar no altar e naturalmente voltar a tocar. Certo ou errado em voltar para a IURD, seja por um motivo sincero (algumas comunidades no Orkut já dizem que ele voltou pois esta falido financeiramente), independente de seu futuro, se ele vai continuar na Universal ou não, ou se ele vai atuar, espero que pelo menos ele volte a gravar pela Line Records, tocar e lançar seus CD’s algo que ele faz muito bem, em meu gosto musical.

 


Contra-capa do LP 001 da Gravadora Line Records,
disco Tantos Caminhos de Renato Suhett de 1991

15 Respostas para “Suhett, o bispo do amor retorna ao seu 1º amor

  1. Pingback: Youtube » Suhett, o bispo do amor retorna ao seu 1º amor

  2. Bem fez o Renato. Que Deus o abençoe.

  3. Gostei muito do texto assim como dos outros que escreve,embora eu tenha minha preferncia entre um deles que vc escreveu,confesso que esse também me chamou atenção,pois como bem sabes fui membro da IURD por dois anos e pouco e tinha ouvido falar do Renato Suhett,mas bem superficialmente,através do que escreveu pude conhecer um pouco mais da história do Bispo do Amor,vi os videos e até pesquisei mais sobre o mesmo na internet…..
    E é isso aí Alex mais uma vez parabéns,é prazeroso ler tudo oque vc escreve..
    bjus

  4. Parabéns!
    Disse tudo.

  5. LUÍS ROGÉRIO DOS SANTOS

    FICO MUITO FELIZ COM A NOTÍCIA. JUSTAMENTE QUANDO ELE SAIU É QUE EU COMPREI FITAS COM O TÍTULO TANTOS CAMINHOS E SINCERAMENTE. ÚLTIMA LÁGRIMA EU TINHA COMPRADO SE NÃO ME ENGANO EM VITÓRIA. FIQUEI MUITO TRISTE QUANDO SOUBE QUE ELE SAIU DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS. O BOMFILHO À CASA RETORNA. EU OREI MUITO PARA QUE ELE RETORNASSE LOGO APÓS A SUA SAÍDA. QUE BOM QUE ELE RETORNOU. FICI MUITO FELIZ. AGORA, EU NÃO SEI O QUE ACONTECEU COM O BISPO GERSON CARDOZO.

  6. bom os pastores ja estao cantando as musicas do renato suhett no alta.muito bom pois muitas gente no passsado se converterao com as suas musicas .continue firme renato

  7. Legal.
    Valeu pelas recordaçoes.
    Só mesmo quem viveu essa época pode entender a importancia que este texto representa.
    Abraços

  8. Ex obreiro da iurd

    Para quem quiser saber os motivos q fizeram o renato suhett voltar e tantos outros absurdos da iurd é só entrar em http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=3796709 , não se espantem, só pra quem tem coragem de descobrir a verdade.

  9. Ô velho,se você tiver,coloca no blog algum Cd do Renato aí!! É tão difícil de encontrar as músicas dele e eu gosto muito. Desde já,agradeço!

  10. Gostei muito do seu blog, eu sou fã do Bispo Renato.

  11. Um dia eu estava zapeando na TV e vi a entrevista dele. Lembrei-me do texto do Caio. Lembrei-me daquela história maluca e me bateu uma ponta de tristeza. Espero que Deus possa ajudá-lo a se encontrar, sem grilos e sem medos.

  12. Eu gostaria de saber qual a música original em inglês q o Renato Suhett gravou chamada QUANDO TE ENCONTREI!! Obrigado

  13. tenho a mesma duvida do gabriel “Eu gostaria de saber qual a música original em inglês q o Renato Suhett gravou chamada QUANDO TE ENCONTREI!! Obrigado”

  14. Quando vi o Bispo Renato Suhett na Ig.Universal perguntei primeiramente a Deus o que houve com ele.Muitas foram das resposta mas quero deixar aqui registrado que é um homem de Deus que com sua coragem, junto com Deus levou a Palavra da Verdade e por isso tornou-se para os doutores da Lei um Inimigo número assim como o Apostolo Paulo se tornou também por ter falado a Verdade do Evangélico.E vcs que estão jogando pedra no Bispo Renato Suhett dexou para vc um presente de Jesus para vcs ,a Parábola da Mulher Adúltera que ia ser predejada.Graças à Deus esta levatando outros homens que continuará Pregando o Evangelho do AMOR E GRAÇA.

  15. … Amigos … Renato … é simplesmaente nada mais nada menos que um artista …. Gostaria que tivesse todas as faixas desse disco Tantos caminhos no yotube …. como faço pra encontrar ?

Deixe um comentário

