Sábado Acadêmico sobre Richard Foster

dsc07931bbb.jpg

Sábado, dia 18 de março participei de mais um Sábado Acadêmico, no auditório da Editora Vida em São Paulo próximo ao metrô Belém. O assunto em pauta foi a importância do pensamento de Richard Foster. A Editora Vida esta lançando uma comemoração especial de 30 anos do lançamento de Celebração da Disciplina, uma das principais obras de Foster, considerado pela revista Christianity Today como um dos 10 livros cristãos mais importantes do século XX.

O trio de convidados palestrantes foram Ed René kivitz, pastor da Igreja Batista da Água Branca e mestre em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Ronaldo Cavalcante, pastor presbiteriano e doutor em Teologia Dogmática pela Universidad Pontifícia de Salamanca, na Espanha. Eduardo Rosa Pedreira, (conhecido como Badú)  pastor da Comunidade Presbiteriana da Barra da Tijuca e doutor em teologia pela PUC-RJ.  

Ronaldo Cavalcante inicia a palestra com uma explanação histórica sobre a espiritualidade, iniciando com o apóstolo Paulo, e a primeira comunidade de discípulos, seguindo com Agostinho, os padres do deserto passando por Tomás de Aquino, entrando na reforma protestante até chegando ao século XX.  

A segunda parte fica por conta de Ed René Kivitz que apresentou diversos pontos de vistas sobre a igreja evangélica brasileira e suas diversas ramificações. Apresentou desde a conhecida divisão das “três ondas”, como também fez uma comparação entre espiritualidade moderna e pós-moderna, como também apresentou o ponto de vista da teologia da libertação e da missão integral. E por final  dando testemunho de como o livro Celebração da disciplina, representando ali como um ícone de uma geração de escritores que percorrem esse viés espiritual, entre eles Dallas Willard, Eugene Peterson, James Houston,Thomas Merton, Henri Nouwen e o próprio Richard Foster. 

A terceira fala foi de Eduardo Rosa que lembro de seu primeiro encontro com Foster e sobre suas idéias. Explicou sobre o formato da Willow Creek Community Church de Chicago, fundada por Bill Hybels. Por último Eduardo relatou os motivos de porque está envolvido em trazer para o Brasil o Renovare, um ministério voltado para a vivencia e a reflexão da espiritualidade cristã em todas suas dimensões. O ministério no Brasil será uma extensão do Renovare USA, onde um dos fundadores é o Richard Foster 

badu.jpg
Eduardo Rosa Pedreira, (conhecido como Badú)  pastor da
Comunidade Presbiteriana da Barra da Tijuca
e doutor em teologia pela PUC-RJ

 

 

ronaldo.jpg
Ronaldo Cavalcante é pastor presbiteriano e doutor em Teologia
Dogmática pela Universidad Pontifícia de Salamanca, na Espanha

 

 

 

dsc07913.jpg
Ed René kivitz, conferencista, pastor da Igreja Batista da Água Branca e
mestre em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo

 

Servindo alface 
No final das palestras foi aberto para perguntas, respondendo a uma delas, o professor Ronaldo Cavalcante contou uma história que achei muito interessante. Ele estava realizando uma pesquisa para o seu doutorado na Espanha e foi visitar um mosteiro, ele tinha marcado uma entrevista com um monge que tinha três doutorados. Ronaldo chegou cedo ao mosteiro e foi convidado pelos monges a participar do almoço com eles. Houve todo um ritual e uma disciplina para a hora do almoço, apenas um salmo foi lido, ninguém dizia nada, pois era um momento sagrado. Ouve alguns variedade  de sabores e o prato de entrada era saladas. Um monge idoso, de hábito e avental veio servir alface para o Ronaldo e para todos os presentes, seguido por outros monges que serviam os outros pratos. 

 Acabado o almoço Ronaldo diz que aguardou para a entrevista com o tri-doutor. Na hora marcada o levaram para uma sala onde teria que aguardar. Qual não foi sua surpresa ao entrar o tão falado monge doutor, que era nada mais nada menos que o monge que lhe havia servido a alface na hora do almoço. Com tanto estudo, o monge foi encontrar sua espiritualidade em servir na cozinha do mosteiro.  

Vídeo e áudio
Abaixo segue um trecho da fala do Ed René sobre espiritualidade moderna. O áudio que gravei desta palestra você pode realizar o download completo dela clicando aqui.  


Gravação de um trecho da fala de Ed René Kivitz sobre Espiritualidade moderna.

 

Leia + sobre o Sábado Acadêmico

 

1 – A Teologia, a Igreja e as responsabilidade sociais
       (Palestrantes Ariovaldo Ramos e Jung Mo Sung)

Anúncios

11 comentários

  1. Maravilha… não pude comparecer ao sábado acadêmico, mas, felizmente, por causa de sua maravilhosa iniciativa poderei ouvir a palestra de Ed René.
    Obrigada
    lena

  2. “O café foi introdução. O Encontro foi um banquete!!”
    Sem “chavão”, quem não foi perdeu. Perdeu muito!
    Obrigada Alex por esta recordação!
    Abraço.
    No Amor de Cristo.
    Maristela

  3. Alex

    Agradeço sua iniciativa e a deferência ao me incluir entre seus amigos que receberam o material desse encontro. A Editora Vida precisava reagir face as últimas publicações, em especial, as da Thomas Nelson e da Mundo Cristão. De fato o livro do Foster foi um dos melhores que a Vida editou no Brasil, se não o melhor. Particularmente, tenho a minha cópia que quando foi adquirida tinha as capas vermelhas e hoje elas estão rosa colonial, as folhas se soltando e o texto todo marcado e anotado. Eu tinha, inclusive, uma manual de estudos do livro, mas sumiu de minhas prateleiras. Livros bons são assim, ganham vida própria. Pelo jeito o encontro foi legal, que bom. Espero que a E. Vida continue com a iniciativa e você com a cobertura. Parabéns!

  4. Sensacional… parabéns pela iniciativa! Estou feliz porque neste infelizmente não pude comparecer… mas minha alma queria muito estar lá.

    Obrigado mesmo por seus comentários e pela disponibilização do material.

  5. se o Kivitz estava presente… digo pelo que conheço, o encontro deve ter sido maravilhoso. Também adquiri esse livro a muitos anos (1995) quando morava no interior do Paraná. Infelizmente ao empretar a um irmão nunca mais o vi. Mas é o melhor que já li noassunto.

    Se ouver a disposição algum materia relacionado ao encontro na Eitora Vida, ficaria grato em receber, nem que fosse poucas anotações.

    Grato.

    ir. Rubens
    Um pecador nas mãos de um Deus bondoso.

  6. Querido Alex, vc foi maravilhoso em me repassar essas informações, fora sua atenção e carinho.
    Obrigada mesmo!
    espero um dia poder retribuir o carinho a mim dispensado… (nossa como escrevi dificil… hihihih será resultado do Café academico?)
    tchau!
    Dé obs Débora

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s