Deus [ não ] tem um plano para sua vida

Ontem ocorreu o 1º encontro deste semestre do Fórum de Reflexão Bíblica e Teológica Segunda Opinião. O tema deste semestre é Deus não tem um plano para a sua vida.

Com um microfone de lapela, Ed René Kivitz iniciou o Fórum apresentando o tema e ao mesmo tempo circulando pelo corredor da IBAB onde cerca de 500 pessoas estavam presentes.


Para introdução do assunto, foi explanado no telão via data-show letras de hinos e trechos de livros que nos dá a idéia de que Deus realmente tem um plano, entre eles foram citados a 3º estrofe da letra Direção Divina do cantor cristão:

 

As tuas mãos dirigem meu destino;
Acasos para mim não haverá.
O grande Pai vigia o meu caminho
E sem motivo não me aflingirá.
Eu tenho em seu poder constante amparo,
Forte é seu braço, imenso o seu amor;
E em breve, entrando na cidade eterna
Eu louvarei meu guia e Salvador


Outro hino conhecido foi Deus tem um plano, tradicional da Hinódia Cristã

 

Deus tem um plano em cada criatura
Aos astros Ele dá o céu
A cada rio, Ele dá um leito
E um caminho para mim traçou

 

Além das letras, foram citados trechos do livro

Uma vida com propósito de Rick Warren e de um capítulo escrito por Mark R. Talbot no livro Teísmo Aberto -  uma teologia além dos limites bíblicos, além de um artigo escrito por Augustus Nicodemos retirado do blog do autor.
Todas as citações foram para reforçar o senso comum evangélico de que Deus tem um plano para nossas vidas, que tudo acontece porque Deus quer e que todas as coisas ruins que acontecem são permissão de Deus e que é nossa tarefa descobrir e executar o plano de Deus para nossa vida. Os significados desses pensamentos geralmente se expressam nas frases e ditados populares como:
1 – Males que vem para o bem
2 – Deus escrever certo por linhas tortas
3 – Deus dá o frio conforme o cobertor
4 – Quando Deus fecha uma porta abre outra melhor

5 – No fim de tudo dá tudo certo, se não deu certo é porque não chegou o fim.

Para explicar seu entendimento contrário sobre essa idéia, Kivitz apresentou conceitos e seu entendimento sobre os sentido de algumas palavras para todos saberem que o conceito que ele propõe no fórum seguirá por essas definições:

 

 


Propósito é a razão por que algo existe


Meta é um ponto de chegada desejado


Objetivo é a razão que justifica uma meta


Plano é a sucessão de passos necessários para se chegar a uma determinada meta

 
Baseado nessas definições e com uma explanação geral, ele afirmou que Deus não tem um plano, mas um único propósito (que é sermos conforme a imagem de seu filho Jesus), que Deus não é o único poder causal que atua no universo (existem os seres espirituais do maligno e o ser humano também como poderes causais do universo) e que Deus é capaz de atuar em qualquer circunstância, qualquer que tenha sido sua causa, para realizar o propósito dele na vida do ser humano.
 
 

A 2º parte do fórum é a das perguntas, ontem mais de 20 perguntas foram realizadas pelos presentes, sendo que Kivitz responde todas, ou as que não responderia, seria que devido ser o 1º dia do encontro essas questões ganhariam luz com o desenvolvimento da reflexão nos encontros posteriores.

 

Uma das perguntas mais instigantes ontem foi se Deus pode ser pego de surpresa, algo pode surpreender Deus? A resposta enfática foi que não, Deus tudo sabe é nada ou ninguém pode “pegar Deus de surpresa”. Kivitz ainda disse que o ensino do teísmo aberto talvez dissesse que sim, mas ele não crê que algo possa surpreender Deus.

 

Outra pergunta foi: Deus nunca ri? Kivitz disse que essa pergunta poderia até ser mais bem traduzida como Deus não chora e/ou não tem sentimentos? Já que nada pode surpreendê-lo. “Jesus sabia que iria ressuscitar Lázaro, mas antes chorou em frente ao seu túmulo, e após ressuscitá-lo, também se alegrou e se banqueteou com a família, Deus expressa sim os seus sentimentos”, finalizou Kivitz.

 

No final Kivitz fez questão de dizer que este Fórum de Reflexão Bíblica e Teológica não é um encontro para discussões estéril filosóficas ou um espaço para o diletantismo teológico, mas sim uma reflexão para que encontremos no percurso o sentido da vida e para que nos aproximemos do propósito de Deus para nossas vidas que é ser parecido com seu filho Jesus.

 

Os próximos encontros do fórum serão nos dias: 15 e 29 de setembro, 13 e 27 de outubro e 10 e 24 de novembro. Não farei um post de cada encontro, este primeiro foi apenas para informar e instigar a galera a participar, quem não for de São Paulo, poderá adquirir as gravações em áudio entrando em contato com a IBAB.

 

 

About these ads

15 Respostas para “Deus [ não ] tem um plano para sua vida

  1. Fala mano Alex,

    Meu brother, essas palestras vão “abalar” com muita coisa, em?!
    Bem que os Fundamentalistas de plantão poderiam ser convidados pra ouvir algumas “verdades-de-verdade”.
    Pena que não pude e não poderei ir, haja vista a facul.
    Bom, vai comendo aí, e depois repassa para a blogosfera, precisamos aprender um pouco mais, afinal o Ed é (Gondim, Ludovico, Jung e etc) uma das pessoas mais gabaritadas para quebrar a maldição helenística na teologia Cristã!!!
    Abração e PAX!!!!!

  2. Li suas colocações e fiquei curioso, pois é estranho saber que Deus não tem um Plano para mim, é logico que não creio que tudo é um proposito de Deus na minha vida, fica estranho Eu pensar que Deus não tem um plano para minha vida, Eu que não nasci num lar cristão, nunca ouvi falar de Deus pela minha mãe, já que meu Pai se suicidou quando Eu tinha 09 meses de vida, derepente estou aqui cristão protestante, amante de Jesus Cristo e cumpridor de sua palavra, é só minha opnião.
    Um abraço meu amigo.
    Espero estár contigo na proxima.

  3. Gostei desse caboclo aí… bacana esse negócio de que Deus tem um plano geral, que foi o sacrifício de Cristo. Posso concordar com isso, mas gosta da idéia umbiguista de que certas coisinhas o Pai Celestial faz só pra mim hehehehee! E eu sei que Deus tem sentimentos sim e demonstra rs… Nossa… se eu continuar lendo seu blog eu vou comentar tuuuuuudooooo!! Ah, e eu acho que tu devia continuar comentando dos próximos encontros desse fórum, porque nem todo mundo tem acesso, entende? Eu sei que tem as fitas, mas comentar ajuda a vender tb! Paz!

  4. Alex,

    Mano, ouvir e ler gente como Ricardo Gondim, Ed René, Caio Fábio é um Oásis, em tempos como esse. Palavras que são um choque para os “fundamentalistas” de plantão, mas para nós é um refrigério. Parabéns. Graça e Paz.

  5. Não tenho dificuldades em pensar que Deus se surpreende (Ele não faz festa no céu quando um pecador se arrepende?), parto do pressuposto que o futuro não existe, e se não existe, não há como saber, pelo simples fato de não existir.

    Ex. Deus sabe o que esta acontecendo agora com o meu filho de 15 anos que não o tenho? É lógico que não, porque eu não tenho filho (só tenho filha, e de 13 anos) se ele não existe, não há como saber. Penso que, se Deus conhece o futuro, ele torna-se refém desse futuro, ou seja, seguindo esse raciocínio, podemos imaginar a seguinte situação:

    Um viciado em cocaína ora à Deus para o libertar, Deus então responde, que por saber o futuro, ele não pode atendê-lo, porque se assim o fizer, Ele estará alterando o futuro. (por saber de antemão que o tal viciado vai morrer de overdose, por exemplo).

    Nesse caso, Deus não poderia fazer nada, pelo simples fato, de que, se Deus o libertar, ele coloca em movimento engrenagens da história que terá desdobramentos diretamente no futuro, que, por Ele conhecer, não pode alterar, e se alterar o futuro, como conhecido no presente, o futuro deixa de existir.

    Exatamente na contramão dessa idéia, esta a beleza do evangelho, Nem tudo que começou errado precisa necessariamente terminar errado.
    Todos nós pecamos e destituídos estávamos da presença de Deus, todavia o evangelho de Jesus nos ensina que essa maldição foi quebrada, e que, em Jesus, eu volto ter a paz com Deus Rm.5

    Nós que estávamos destinados à morte eterna, agora em Jesus, somos redirecionados a vida eterna.

    Se for possível saber o que vai acontecer amanhã, hoje eu não posso fazer nada para alterar esse futuro porque ele já é conhecido.

    Nesse sentido Deus se surpreende, ele faz festa no céu quando um pecador se arrepende, a cada segundo há eventos novos que se iniciam e terminam simultaneamente, em todo o cm² desse nosso planeta, quer sobre a terra, quer debaixo das águas ou quer nos planetas, eventos novos interferem em nossas vidas, e nossas decisões são tomadas influenciadas também por essas contingências de milhares de eventos, uns bons, outros nem tanto, e alguns péssimos.

    No demais, concordo com o Ed René Kivitz

    Deus não tem um plano para nós, ele tem um propósito, e para alcançar esse propósito, traça vários planos, que são alterados dia após dia, na medida em que caminhamos com Ele, e não são raras as vezes que rasgamos os planos imediatos.

    É como uma partida de futebol, o propósito do técnico é ganhar o jogo, agora, os planos que ele vai adotar são vários, começa com uma escalação, porém um jogador comete uma falta grave e toma recebe um cartão vermelho, o técnico logo muda o esquema tático, (plano) com o objetivo de vencer a partida. Nesse sentido Deus, quer nos transformar na semelhança do seu filho.
    Como ele vai fazer isso? Vai também depender das circunstâncias, das minhas escolhas e decisões, que nem sempre são as melhores. Nesse sentido até as decisões erradas que tomo, Deus de alguma forma trabalha na situação para cooperar para o meu bem. ( todo pedagogo sabe que o erro faz parte do aprendizado. Uma criança não nasce sabendo andar, leva alguns tombos antes que aprenda).
    Sei que os fundamentalistas torcem o nariz para essa idéia, e logo soltam uma saraivada de textos bíblicos contradizendo essa idéia. Texto do tipo: sl 139.

    Deus conhece todos os meus dias, e estavam todos planejados por ele…e assim por diante.

    Podemos interpretar esse salmo literalmente? Tenho muita dificuldade.

    Se Deus escreveu todos os dias, todos já estavam determinados, então o adultério de Davi também estava determinado? Se a resposta é sim, e o que dizer da repreensão que o profeta Natã profere contra Davi? Leia o texto bíblico e veja como Deus ficou indignado com as escolhas de Davi (pecado).

    Espero ter colaborado com a reflexão.

  6. Em outras paradas eu já escrevi sobre a ‘centralidade da vontade de Deus’ – um dos esteios do fundamentalismo (nessa hora pouca gente é … he he ) que quase me fez surtar.

    – Será que dei a garfada no centro da vontade de Deus? Vieram os grãos de arroz na quantidade soberanamente definida por Ele?

    Então quando começamos a discutir isso dizendo peraí não é bem assim que Deus trata Seus filhos, e focar realmente no que vale – nossa relação e nosso compromisso com Ele, depois com os da fé e em seguida aos nossos vizinhos e próximos … a verdadeira manifestação da vontade de Deus aparece. Quanto mais central no que é nuclear para Deus, mas o será para nós.

    Sinto não estar disponível às segundas para estar lá … já que moro em Sampa (Vixe – será que estou fora da vontade não indo lá?).

  7. Alex, td joia? como vai cara?
    seguinte: como faço pra ir nesse forum? onde me inscrevo?
    abcs

  8. Pingback: Debate na IBAB « Blog Alex Fajardo

  9. Pingback: Deus no banco dos réus « Blog Alex Fajardo

  10. Pingback: O que sai quando se espreme um pastor emergente « Café na meia-noite

  11. “Porque eu sei muito bem os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de bem e não de mal, a fim de lhes dar um futuro e uma esperança.” Jeremias 29:11
    Eu creio que esta palavra foi criada em cima de problemas com traducoes e a própria gramática. porque na realidade quando falamos planos queremos dizer que Deus conduz as nossas vidas.nao somos marionetes, mas até mesmo nossas decisoes deus já sabe, pois Ele sabe tudo.Como vc disse , nada surpreende Deus!

  12. Pingback: O Livro mais mal-humorado da Bíblia « Blog Alex Fajardo

  13. Vinícius Paixão

    Boa tarde!!!

    Me interessei pelo material (Deus [ não ] tem um plano para sua vida)mas não consegui nada nem em contato com a IBAB, alguém pode me ajudar?

  14. Eu quero dizer é que DEUS sim, tem planos maravilhosos pra nossa vida. Basta lermos a Biblia e vemos o que ELE fez nas vidas das pessoas.Cuidado do que vocês andam ouvindo…..

  15. Onde arrumo o audio?
    Ninguem responde no blog, nao?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s